SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG! PROFESSORA ZILMA

AQUI VOCES ENCONTRARÃO ARTIGOS QUE FALARÃO DOS ANSEIOS EDUCACIONAIS QUE TODO EDUCADOR POSSUI, SUAS ASPIRAÇÕES, VISÕES, SONHOS E EXPECTATIVAS. PARTICIPEM. POSTEM COMENTÁRIOS, VOCÊS ACRESCENTARÃO IDÉIAS AOS MEUS IDEAIS, CONTRIBUIRÃO PARA ENRIQUECER A ESPERANÇA QUE RENASCE A CADA DIA POR DIAS MELHORES E SONHARÃO "O SONHO QUE ME INVADE", COMO DISSE O POETA.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

ANDRAGOGIA: A ARTE DE ENSINAR AOS ADULTOS


Andragogia (do grego: andros - adulto e gogos - educar), é um caminho educacional que busca compreender o adulto. A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida).
O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas. Busca na realidade acadêmica realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato. O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e tem imediata consciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica. Precisamos ter a capacidade de compreender que na educação dos adultos o currículo deve ser estabelecido em função da necessidade dos estudantes, pois são indivíduos independentes autodirecionados.
Na Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na vida diária. Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional. Em classes de adultos é arriscado assinalar quem aprende mais: se o professor ou o estudante, mas pode-se afirmar sem dúvida nenhuma ser totalmente prazeroso.

Um comentário:

Rosa disse...

Olá, meu nome é Rosa.
Veja só: Postaste este estudo há dois anos e ele está sendo muito útil para min agora.
Muitas vezes achamos que nada tem valor, mas elas estão aí por algum motivo que nem imaginamos.
Um abraço fraterno.
Rosa Cunha, Porto Alegre, Novembro/2010

ONDE ABUNDOU O AMOR, SUPERABUNDOU A GRAÇA

ONDE ABUNDOU O AMOR, SUPERABUNDOU A GRAÇA

lindos e amados

lindos e amados
filhos