SEJAM BEM VINDOS AO MEU BLOG! PROFESSORA ZILMA

AQUI VOCES ENCONTRARÃO ARTIGOS QUE FALARÃO DOS ANSEIOS EDUCACIONAIS QUE TODO EDUCADOR POSSUI, SUAS ASPIRAÇÕES, VISÕES, SONHOS E EXPECTATIVAS. PARTICIPEM. POSTEM COMENTÁRIOS, VOCÊS ACRESCENTARÃO IDÉIAS AOS MEUS IDEAIS, CONTRIBUIRÃO PARA ENRIQUECER A ESPERANÇA QUE RENASCE A CADA DIA POR DIAS MELHORES E SONHARÃO "O SONHO QUE ME INVADE", COMO DISSE O POETA.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

CONHECENDO A VERDADE


O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos. Algumas ciências se responsabilizam pelo estudo da verdade como a metafísica - que se ocupa da natureza da verdade; A lógica - com a preservação da verdade; A epistemologia - com conhecimento da verdade. Dentro da epistemologia, também chamada de teoria do conhecimento - um conhecimento é verdadeiro por seus resultados e suas aplicações práticas, verificado pela experimentação e pela experiência.
A mente humana é por natureza voltada para o sucesso no mundo ao redor e tende a admitir verdades apenas enquanto elas servem a ele, de outro modo rejeitando-as através de mecanismos de defesa como o da racionalização, mas a nossa idéia de verdade foi construída ao longo dos séculos por meio do grego, do latim e do hebraico.
Em grego, o verdadeiro é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito. No latim, a verdade se refere à precisão, ao rigor, à exatidão de um relato fiel ao seu acontecimento. Em hebraico, a verdade significa confiança. Confiança em um Deus verdadeiro que cumpre o que promete. O mestre dos Mestres, Jesus Cristo, pronunciou em João 8.32 “E conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará”.
Quando Jesus proferiu essa máxima, ele estava falando de uma verdade inconteste acerca da Palavra de Deus, que é a bússola do Cristão. Os ensinamentos de Jesus tem veracidade pois foram vistos e experimentados pelos apóstolos – suas testemunhas oculares – experimentados por nós que alcançamos suas promessas por crermos na suas verdades.
Ao escrever para à Igreja de Coríntios, em sua segunda epístola, Paulo disse assim: “Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.” II Cor. 13.8. Lutar contra os ensinamentos de Jesus é arrogância, ignorar seus feitos é idiotice pois tudo no Universo declara a existência de Deus. Cristo é a verdade pessoal. Quem obedece a ele desfruta da verdadeira liberdade, pois confiando nele e respaldados pela sua palavra, não temendo os violentos, os mentirosos, os caluniadores, os que tudo deturpam para não ver a justiça vencer, os que armam ciladas contra nossa vida.
Não temam os poderes que passam, os que ditam as regras na certeza de nunca perder, os que marginalizam os nossos sonhos e banalizam a nossa fé. Antes falem, denunciem, questionem, opinem, interajam, contribuam e anunciem coisas grandes e inefáveis do Reino do Céu.
Liberte-se do ódio, do rancor, do preconceito, da discriminação e do individualismo. Li uma vez na biblioteca da Faculdade Univar num folder que trazia a seguinte frase que penso ser de Freud mas, me falha a memória: “A liberdade está onde se busca a verdade”. Então, abra seu coração para dono da verdade habitar nele. “Jesus respondeu: Eu sou o caminho, A VERDADE e a vida”. Jo. 14.6
REFLITAM!
Zilma Franco

Nenhum comentário:

ONDE ABUNDOU O AMOR, SUPERABUNDOU A GRAÇA

ONDE ABUNDOU O AMOR, SUPERABUNDOU A GRAÇA

lindos e amados

lindos e amados
filhos